quarta-feira, 11 de junho de 2008

Rainbow - A Fase Não-Dio


Muitos nem devem conhecer a banda Rainbow, formada por Ritchie Blackmore depois de sua saída do Deep Purple em 1974, mas o Rainbow teve um bom sucesso comercial no fim dos anos 70 e começo dos 80 e juntou duas lendas do metal, Ritchie Blackmore e Ronnie James Dio. Esses sim deve ser mais conhecido por essa molecada de metaleiros viciados em Iron Maiden e que curtem tudo de metal melódico com refêrencias medievais e nomes difíceis para se mostrarem mais "cultos", mas esquecem de toda a participação que esses "medalhões" tiveram na concepção da música que eles agora ouvem. Mas deixa pra lá.

Continuando com o Rainbow, eu comecei a ouvir a banda por gostar muito do Blackmore e seu estilo de misturar blues, música clássica e riffs pesados no Purple. No Rainbow ele também fazia isso. Comecei ouvindo a fase do Dio porque todos diziam que esta fase era a melhor, e isso eu constatei e concordei depois de dar uma uma ouvida em outras músicas da banda sem o Dio que saiu da banda em 1978 (o primeiro cd é de 1975, o segundo de 1976, um ao vivo de 1977 e o último em 1978).
Esta primeira fase possui 3 cds excelentes, misturando músicas pesadas, baladas bem compostas, algumas mais comercias e descontraidas e algumas até soturnas.Um estilo parecido até com o Purple só com mais cara de banda de heavy metal mesmo.
Mas um dia desses enquanto arrumava as prateleiras (tudo mundo tira os filme de lugar nas locadoras, pega um vai levando na mão mas no caminho acha outro melhor e deixa aquele no lugar...), comecei a cantarolar uma música mas não sabia direito o nome. Parei um pouco e lembrei que era do Rainbow, de um cd duplo chamado Guitar Heroes (não, não tem nada a ver com o jogo...), era uma música com um riffinho de guitarra bem assobiável e um refrão grudento. Pu*# música legal...

Era Since You Been Gone do disco Down To Earth que logo quando cheguei em casa baxei e ouvi, desfrutando do som meio transitório, entre o som pesado do Dio e dos cds mais oitentistas do Joe Lynn Turner.
E nunca ouvi muito som oitentista, ouço No Easy Way Out por causa do Rocky 4, Don't You Forget About Me por causa do Breakfast Club (O Clube dos Cinco em português) e algumas outras mas nunca fui muito fã de sintetizadores, prefiros os velhos Hammond Organs, mas essa Fase Não-Dio é bem boa pra ouvir quando se está querendo ouvir umas baladas. E outra meu, acho que é por causa do Blackmore também, o cara é fo*#...

*(Mesmo o post chamando Rainbow - A Fase Não-Dio, coloquei uma foto com o Dio, porque foi a foto mais legal que eu achei do Rainbow e porque ela tem o Dio hehehehehe...)

Discografia do Rainbow

Critical Review: Inside Rainbow 1975-1979
2004
Catch The Rainbow: Anthology
2003
20th Century Masters: The Millennium Collection...
2000
Catch The Rainbow: A Tribute To Rainbow
2000
Very Best Of Rainbow
1997
Live In Europe
1996
Live in Germany '76
1994
Finyl Vinyl
1986
Bent Out of Shape
1983
Straight Between The Eyes
1982
Difficult To Cure
1980
Down To Earth
1979
Long Live Rock 'N' Roll
1978
On Stage
1977
Rainbow Rising
1976
Ritchie Blackmore's Rainbow
1975

Um comentário:

Bertoloco disse...

isso me lembrou o dia fatídico no qual conversava-mos com um garoto que tocava muito bem um violão.

tocando musicas virtuosas, eis que paramos para conversar, ele num papo bem alegre, só falando de dragon force e eu e meu amigo da locadora aqui dando dicas de som para ele, quando ele vira e fala: "vocês só conhecem coisas velhas e chatas", e desprezou black sabbath ainda pro cima ;/

vendo ele e os amigos dele cheguei a conclusão. A maioria dos novos roqueiros não conhecem o rock, só sabem de coisas fora do alcance clássico, desprezam as raízes e ainda por cima fazem de conta que sabem o bastante sobre a banda que tanto falam, nem tem idéia das antigas formações e de todo o caminho antes de chegar ao topo.

rock and roll não é só curtição, é toda uma história de uma geração e a evolução sonora, que ao meu ponto de vista esta muito fora do alcance de muitos jovens hoje em dia, por essas e outras eu penso em que fim vai dar o rock no mundo de hoje.